Quando o Amor de duas pessoas não cabe dentro delas, nasce uma nova vida!

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Bebê dormindo a noite toda:dicas da Elizabeth

Abaixo, algumas dicas da autora que eu apliquei e que me ajudaram - DEMAIS - a ajudar meu filhote a dormir mais durante a noite.

Obs.: se seu bebê for RN, paciência... eles dormem em ciclos de 2-2 horas ou 3-3 horas mais ou menos. Nessa fase, talvez o mais sábio seja dormir com ele, se você puder (não é uma dica da Pantley, é minha mesmo). De todo modo, essa fase passa e, aos poucos, você pode ir dando uma 'força' pro teu bebê dormir mais horas à noite.
Dicas:
1 - Essa é básica, mas, não sei se por ser mãe de primeira viagem, não prestava atenção: observar os sinais de cansaço do bebê e fazê-lo dormir o mais rápido possível. Os sinais incluem: irritabilidade sem estar com fome; perda de interesse por pessoas e brinquedos, etc. Se ele apresentar esses sinais, deve-se colocá-lo logo para dormir. Inclusive, deve-se pular etapas da rotina de relaxamento (se vc já tiver uma): por exemplo, se ele está muito irritado para a massagem relaxante, deixe a massagem pra lá.
2 - Estabelecer horários para alimentação, banhos, etc. e, sem neuras, tentar segui-los o mais consistentemente possível (hoje mesmo eu não pude seguir a minha rotina, porque estou na casa de minha sogra). Sinto que meu bebê começou a ter horas mais regulares para dormir (inclusive para sonecas), depois que deixei um pouco mais rígidos os horários para comer. ele meio que foi se adaptando. Enfim, o que descubri com o livro da Pantley (embora ela não fale isso expressamente, mas implicitamente) é que você pode ir ajudando seu filho a dormir em horas mais regulares na medida em que estabelece horários regulares para as refeições. Mas sem neuras: em alguns dias a rotina pode não funcionar, principalmente se o bebê é mais novinho (antes dos 4 meses).
3 - Lembrar de deixar o bebê dormir durante o dia. Dormindo menos durante o dia, ao contrário do que parece, ele dorme menos à noite. As sonecas não podem ser curtas, nem longas demais. O meu, eu descobri que com duas sonecas de duas horas mais ou menos, ele dorme bem à noite.
4 - Fazer o bebê sentir a diferença entre o sono diurno e o noturno. Quando ele tirar as sonecas da tarde/manhã, não deixar o quarto escuro ou silencioso, pelo contrário: deixar o ambiente meio claro, deixar a porta aberta, etc. Já à noite, manter a casa/quarto silencioso e escuro.
5 - Ter um ritual noturno relaxante com o seu bebê, pouco antes da hora de dormir que vc estabeleceu pra ele (esse ritual pode incluir massagens, banho, amamentação/mamadeira, etc.). Ser consistente nesse ponto.
6 - Não colocá-la pra dormir muito tarde na esperança de que acorde mais tarde. O tiro pode sair pela culatra, já que o organismo do bebê está preparado pra dormir (e precisa) por volta das 20:00. Por isso eu o coloco pra dormir por volta das 20:00 e, às 22:00 dou a última mamadeira do dia, com ele já dormindo. Às vezes ele desperta, mas volta a dormir rapidinho. O bom é que ele não tem acordado de madrugada com fome. Mas a tendência é que, com o tempo, essa mamadeira seja excluída (a rotina vai se modificando, na medida em que o organismo do bebê amadurece e é capaz de 'guardar' mais calorias para 8 horas seguidas de sono).
7 - Essa dica vale, sobretudo, para bebês com menos de 4 meses: se ele ainda acorda de madrugada com fome e você, por algum motivo, não amamenta, deixe tudo pronto pra dar a mamadeira o mais rápido possível, antes que ele comece a chorar em altos brados. Aí ele cai no sono mais rápido.
8 - Por outro lado, verifique se o bebê quer mesmo acordar. Às vezes o bebê dá um chorinho, faz um barulho, até abre os olhos e dorme em seguida (o chamado "sono paradoxal"). Por conta disso, a gente acha que eles acordaram, mas nós é que acabamos por interromper o sono deles, ao pegá-los no colo, trocar fraldas sem necessidade, etc. Primeiro, observe um pouco pra ver se ele está realmente acordando ou se vai voltar a dormir sem sua ajuda.
9 - Ter uma boa rotina de sono/alimentação/brincadeiras durante o dia. Fundamental. Assim eles acordam menos ou não acordam durante a noite com fome. A rotina de relaxamento antes do sono noturno é importante e deve incluir alimentá-los bem antes de dormir (dar os dois peitos, dar uma mamadeira caprichada, etc.).
10 - Ame muito seu bebê!!!! Sério. Fique bastante com ele durante o dia, não o considere um fardo. Às vezes a maternidade cansa, sim, sejamos sinceras. Mas tente incluir seu filhote na sua rotina. Se vc não gosta do sling ou do canguru, ponha-o no carrinho e deixe ele sempre perto de vc, enquanto você lava a louça ou lava o banheiro. Cante pra ele, enquanto limpa a casa, brinque com ele. Dance com ele, beije-o muuuuuuiiito. Pegue os brinquedos e não apenas deixe ele sozinho no tapetinho: de vez em quando vá lá: sente no tapetinho também e brinque com o (a) fofo(a). Bebês estimulados, amados e felizes dormem melhor. E se ele acordar chorando e você verificar que não se trata de fome, fralda suja ou qualquer outro desconforto físico, não se furte a seguir seus instintos de mãe leoa e abraçá-lo e acalmá-lo. Bebês também têm sonhos ruins e acordam assustados e precisando se sentir seguros. Se um sonho ruim pode abalar até um adulto, imagina um bebê.
11 - Dependendo da idade, se o sua bebê dorme seis horas seguidas à noite, considere-se uma felizarda.

4 comentários:

Juliana Melos disse... [Responder comentário]

Ahhhhh...gostei muito destas dicas...embora eu sigo um pouco delas...
e ai como vcs estão?
e o henrique,td certinhu?
beijos
Juh e Lipe
=)

Anônimo disse... [Responder comentário]

Oieee
amigaaa muito boa essas dicas.
o nick começo a seguir a pouco tempo
mas já leva bem a sériu.
agora ele tem horario pra tudo, claro que tem dia que sai tudo do cronograma né hehehehe.
mas na medida do possivel tento seguir essa rotina sim.
bjbjbj

Anônimo disse... [Responder comentário]

Oi linda, muito obrigada, este texto é fantástico!
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

Juliana Melos disse... [Responder comentário]

Pois eh menina....eu queria muito ter viajado nesse feriado...mas infelizmente naum deu.Nossa, imagina como deve ser gostoso passar o carnaval em salvador hein???eu tenho esse sonho....espero realiza-lo.
Bom eh isso ai....beijos

Ele é o bebê que revolucionou o meu viver!!!!

Ele é o bebê que revolucionou o meu viver!!!!