Quando o Amor de duas pessoas não cabe dentro delas, nasce uma nova vida!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Campanha contra o bisfenol A? Tô dentro!

Vi no blog da Vivian,do blog Coisas de menino e resolvi aderir a campanha!

bisfenol-A é usado na fabricação do plástico. Segundo pesquisas, pode provocar puberdade precoce, câncer, alterações no sistema reprodutivo e no desenvolvimento hormonal, infertilidade, aborto e obesidade. Por conta disso, já foi banido da Dinamarca, Canadá e Costa Rica. Na França, o projeto de lei de proibição do bisfenol-A já foi aprovado no senado e aguarda a passagem para a próxima instância. Nos Estados Unidos, vários estados e cidades já proíbem o uso do químico em produtos infantis. Mas e o Brasil?

Por aqui, a Anvisa continua liberando o uso de bisfenol na fabricação de mamadeiras, copinhos, pratinhos e brinquedos. E é por isso que criamos esse selo. Queremos, assim como foi no Canadá, a partir de uma revolução feita por mães, pedir a proibição do bisfenol nesses produtos.


Obs.: O leite materno é sempre a melhor opção e isso não se discute. A mamadeira em questão é a que deve ser usada quando é chegada a hora de suquinhos e outras vitaminas. Mesmo as mães que optam pelo uso de copinhos em substituição da mamadeira devem estar atentas ao bisfenol A, substância utilizada na fabricação de quase todos os produtos de plástico.

O que é bisfenol-A (BPA)?
O bisfenol-A é um produto químico usado na fabricação de plásticos. O BPA também é utilizado no revestimento interno de quase todas as latas de alimentos e bebidas, inclusive em latas de fórmula para bebês.

Por que o bisfenol A é usado em recipientes de comidas e bebidas?
Porque ele é transparente, forte, leve e duradouro e torna o plástico mais resistente a rachaduras. O revestimento de BPA usado no interior de latas de comida e bebida evita que as latas enferrujem.

O contato com o bisfenol-A traz riscos à saúde?
Nos últimos 10 anos, estudos com animais realizados em laboratório sugeriram que quantidades mesmo muito pequenas de bisfenol-A podem ser prejudiciais para a saúde, afetando principalmente o desenvolvimento de bebês e crianças pequenas.

Quais são os possíveis perigos do bisfenol-A para a saúde?
Os perigos incluem alterações no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê (função da glândula tiroide e crescimento do cérebro); mudanças no comportamento e no desenvolvimento do intelecto (hiperatividade e agressividade). O bisfenol-A também foi associado à obesidade, problemas cardíacos, diabetes, câncer, puberdade precoce e tardia, abortos, infertilidade e anormalidades no fígado. Pesquisas já associaram o químico a problemas sexuais em homens, como a diminuição da qualidade e da quantidade de esperma.

Como estamos expostos ao bisfenol A?

Bebês e crianças: há duas formas mais comuns de contato com o BPA:
1 – O BPA pode ser transmitido para criança através do consumo de alimentos ou bebidas acondicionadas em plástico, como mamadeiras, copinhos, pratinhos e talheres. É importante salientar que o aquecimento da mamadeira leva a um maior desprendimento do bisfenol-A, no entanto, em mamadeiras de plástico a migração vai acontecer independe dela ser aquecida ou não.

2. O BPA também pode migrar de latas, como as de leite em pó, e assim ser ingerido pela criança. É cientificamente comprovado que o bisfenol-A passa pela placenta e a contaminação do feto ocorre sempre que a mãe ingerir um produto que esteve em contato com o químico.

Adultos: Pela ingestão de alimentos ou bebidas provenientes de latas, recipientes plásticos usados para guardar alimentos na geladeira, garrafas (squeezes) e garrafões.

Como evitar o contato com o bisfenol A?

- Consuma frutas e hortaliças frescas. Ao comprar conservas prefira as de vidro.
- Não aqueça comidas ou bebidas em recipientes de plástico.
- Rejeite qualquer recipiente de plástico que estiver velho, gastou ou turvo. Isto inclui garrafas d’água. Para acondicionar alimentos prefira os de aço inox, cerâmica ou vidro.

Como proteger o meu bebê do bisfenol A?

- Evite ingerir bisfenol-A se estiver grávida ou em fase de amamentação;

- Dê leite materno;

- Prefira mamadeiras de vidro ou que tenham o selo BPA free.

Para mais informações, pesquisas e notícias sobre o bisfenol-A: www.otaodoconsumo.com.br



E a promoção continua...clique na imagem para se inscrever,só até dia 19/06


9 comentários:

Edivânia Jesus disse... [Responder comentário]

Oi amiga!! tudo bom? espero que sim.

Muito importante esta campanha hein, eu já tinha visto em alguns blogs.

Beijo Grande

Renata disse... [Responder comentário]

Ah,tambem vi em alguns blogunihos...muito legal voce aderir a campanha tambem.

Bjs!

Ioly a dona do verdades... disse... [Responder comentário]

Esse assunto é importantíssimo, principalmente para as mamães.
Já tinha lido sobre, mas a idéia de se mobilizar para tentar conquistar as mudanças, referente a proibição do uso do bisfenol-A aqui no Brasil, é uma iniciativa louvável.
bjus

Vivian disse... [Responder comentário]

É isso aí, Paty! Vamos nos unir e tentar mudar algumas coisas desse Brasil...
Nós, mães, podemos tudo!!
Bjos

Mamãe do Victor disse... [Responder comentário]

Boa ideia amiga, pela saúde dos nossos filhotes TUDO!!! aderi 100% a essa camapanha, vou colocar essa imagem lá no meu blog, ok?! bjo em vc e nele!

Mamãe do Victor disse... [Responder comentário]

Boa ideia amiga, pela saúde dos nossos filhotes TUDO!!! aderi 100% a essa camapanha, vou colocar essa imagem lá no meu blog, ok?! bjo em vc e nele!

Ana disse... [Responder comentário]

Vi no blog da Vivian tb.
Bjuss

Cris Rosa disse... [Responder comentário]

Ótima campanha! E que produto mais perigoso!
Não uso mais!!!
Vou trocar as coisas da Jú!
Bjkas

Jornada aos restos do mundo disse... [Responder comentário]

Oi Pat, muito obrigada por ajudar a divulgar a campanha contra o bisfenol em produtos infantis. Acompanhe o tema no http://www.otaodoconsumo.com.br.
Abraços,
Equipe O Tao do Consumo

Ele é o bebê que revolucionou o meu viver!!!!

Ele é o bebê que revolucionou o meu viver!!!!