Quando o Amor de duas pessoas não cabe dentro delas, nasce uma nova vida!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Escola - Como saber se o meu filho está preparado?

Oi meninas,

Obrigada a todas q comentaram no último post. Foi mto importante pra mim saber a opinião de vcs. A maioria acha mto natural o comportamento de Henrique, já q está pela primeira vez no ambiente novo, longe de mim e do pai.
Mais ainda estou cheias de dúvidas, hora acho q estou fazendo a coisa certa, hora fico cheia de culpa e arrependida de ter matriculado ele agora.

Alguns pais não matriculam o seu filho no jardim da infância (menor de 6 anos) pq imaginam que nesta fase a criança irá para a escola somente para brincar, esperam que ela aprenda logo a ler e escrever. Mas entendo que o convívio com outras crianças, o brincar, por exemplo, com tesoura, cola, plasticina, desenhar, colorir, ouvir histórias, música, etc... facilita e é necessário para o processo de alfabetização. E quanto mais oportunidade e contato tiver a criança com a escola e com estes materiais, mais cedo e mais rica será a sua aprendizagem.

Mais a adaptação de Henrique ainda não está sendo fácil. Hj é o 5º dia dele na escolinha e ele ainda chora para não ir.
Na sexta-feira ele chorou antes mesmo de ir para escola, pediu mto para não ir,mais acabou se conformando aceitou ir numa boa, mais quando deixei ele lá chorou mto, daí a tia pegou ele no colo,deu beijinhos,distraiu e logo ele parou de chorar. Fiquei observando de longe e ele estava desconfiado olhando tudo, mais sem chorar. Quando voltei para buscá-lo as 11:00hs a tia pediu para q ficasse observando como ele estava, e para minha surpresa ele estava dançando forró com uma amiguinha, nem acreditei rs...
Elas me dizeram q ele está mais participativo, e q ele chorou só quando o deixei ele lá, mais assim q sair ele ficou ótimo, brincou, fez colagens, pinturas e dançou como eu mesma vi. Parace mesmo q ele está gostando, mais está mto inseguro ainda sem a minha presença.
Quando sai da escola ele diz q foi bom, q quer ir de novo,fica todo empolgado. Mais de manhã quando acordo ele para ir, fica inseguro, choroso, dizendo q a escola é ruim,q tem medo e não quer ir.... difícil de entender!!
Hj ele acordou numa boa sem chorar, mais ficou me pedindo para não ir, no banho pediu novamente para não ir, fiquei tão mal com isso. Mais tentei não passar insegurança pra ele, fiquei dizendo q lá é bom, tem amiguinhos, q ele ia brincar e tal... ele se conformou, até deixou q eu tirasse foto dele saindo para ir para escolinha...



.... mais quando chegou na porta de escola me pediu para levá-lo para casa...começou a chorar de novo, a tia carregou ele, fez carinho e disse q mamãe voltaria para buscá-lo. Dei um beijinho nele e fui embora com coração partido. Fiquei por perto até ele parasse de chorar, e em menos de 5 min ele já estava se enturmando com os amiguinhos.

Gente, é normal mesmo ele chorar mto todos os dias ao ir para a escola? A escola é mto boa, não tenho reclamações. As professoras são super carinhosas com as crianças, tanto q Henrique fala mais delas do q das outras crianças, é tia pra lá, tia pra cá... rs
Mais tem esse problema dele não quer me deixar ir embora, pede pra mim ficar! Me ajudem por favor!!

3 comentários:

Paty Fortunato disse... [Responder comentário]

Cynthia Santos @ Diário da Nossa... - Escola - Como saber se... 2 weeks ago · 0 replies · +1 points
Puxa, não poso te ajudar, pq meu filhote ainda é pequenino...mas tenha fé e acredite nas amigas mais experientes, elas sabem o que falam!
Beijos, querida!

Delete comment
Edit

carla @ Diário da Nossa... - Escola - Como saber se... 2 weeks ago · 0 replies · 0 points
Amiga o Miguel ainda não está nessa fase mas minha mãe é professora e sei bem como isso funciona, pelo que vejo demora um pouco mesmo pra criança se adaptar, e onde minha mãe dá aula por exemplo cheguei a acompanhar o começo das aulas pois foi nas minhas férias. Eu via as crianças chorando muito quando as mães as deixavam,mas depois de uns 5 à 10 minutos parecia que nada havia acontecido,brincavam todas felizes. Eu entendo que para mãe o coração fica esmagado,mas sabe como é coração de mãe né, fica apertadinho quando fica longe do filho. Logo logo o Henrique vai se acostumar e não vai nem querer dá thau direito, já vai entrar correndo pra escolinha.rs

Bjoka e muita força nesse coração.

Tem selinho pra vc no meu blog.

Carla e Miguel

Delete comment
Edit

Micheli @ Diário da Nossa... - Escola - Como saber se... 2 weeks ago · 0 replies · 0 points
Sobre seu comentário lá no blog, pode ter certeza que essa fase dos choros vai passar, sim. Ele só precisa de um tempo para estar bem enturmado, confiando no carinho das professoras e funcionárias e sentindo a segurança da mãe ao levá-lo, sabendo que voltará para buscá-lo depois e, portanto, pode brincar à vontade.
O coleguinha da Clara ano passado que mais demorou a se adaptar (a maioria leva uns dias, mas esse levou mais), a mãe era bem insegura. Lembro de conversar com ela, é uma pessoa que até hoje quando encontro na rua tenho um carinho enorme, um amor de pessoa. Mas ela passava essa insegurança para ele, e nem era por ser filho único, era por ser caçula. Demorou mais que a média, mas mesmo ele se adaptou. É um menino muito querido. Esse ano ela trocou ele de escola para a escola da irmã, aí ele reclamou que quer os antigos amigos, incluindo aí a Clarinha. Mas parece que esse ano, apesar disso, a adaptação levou só uma semana, pois agora já se acostumou com o ambiente escolar, né?
Criança tem um poder de adaptação maior do que os adultos, Paty, disso eu tenho certeza. Espera o tempo dele, depois você vai ver que valeu a pena, quando ele te pedir que quer ir para a escola nas férias, rs.
Beijos.

Delete comment
Edit

Ana @ Diário da Nossa... - Escola - Como saber se... 2 weeks ago · 0 replies · 0 points
Olá Paty!
Olha meu filho fica na creche desde os 8 meses, e até hoje, já com 2 anos e 5 meses, tem dias que ainda chora na creche. Crianças são cheias de fase... é muito importante esta nova fase na vida dele e pra vc também! Um dia esta separação vai ter que acontecer e é melhor ele já ir aos poucos se acostumando com esta idéia! Não se preocupe crianças são assim, a mãe vira as costas ela já está brincado!

Delete comment
Edit

Kcau @ Diário da Nossa... - Escola - Como saber se... 2 weeks ago · 0 replies · +1 points
É bastante normal Paty. Toda adaptação é dolorosa mas nós, por termos um pouco mais de entendimento, podemos melhorar a situação e facilitar a transição. Era um menino sozinho e agora tem que dividir tudo com várias outras crianças com que não está acostumrdo.
Você não precisa se sentir tão mal com isso, mas pode passar confiança pra ele entre muitos beijos abraços e carinhos.
Bjocas
*Já recebi meu prêmio.

Paty Fortunato disse... [Responder comentário]

@babipata @ Diário da Nossa... - Escola - Como saber se... 2 weeks ago · 0 replies · 0 points
Paty, a Beatriz ta chorando todo dia pra acordar e qdo chega na escola, mas hoje ela não chorou, vai entender rsrs
qdo fui buscá-la estava toda feliz mostrando a mão com coraçãozinhos de carimbo, e qdo chegamos em casa ela disse: Quero ir par escola denovo!

Eu acredito que vc está fazendo o correto sim. Eu faço assim pra me despir dela na escola:

Beijo bastante, abraço, agarro, amasso faço um monte de carinho tudo isso antes de ir pra escola no caminho (já que vou a pé) abençoou e dou mais um beijo na bochecha, qdo chega lá frente do portão coloco ela chão e toco a campanhia ela fica chamando pelo nome da tia, a tia pega no colo e mandamos beijos uma pra outra de longe e falamos tchau! Dai eu digo até daqui a pouco!!! boa aula!
assim td de longe pq acho que se ficar muito pertinho nosso coração de mãe parece que tem um imã que puxa o filho de volta hehehe e qdo ela chora a tia conversa com ela e já via as costas pra mim...e eu tb vou embora pq sei que este chorinho de manha passa em segundos hehehe

Delete comment
Edit

Micheli @ Diário da Nossa... - Escola - Como saber se... 2 weeks ago · 0 replies · 0 points
Ah, na história que eu contei do shopping, a menina tinha exatamente a mesma idade da Clara. bjs.

Delete comment
Edit

Micheli @ Diário da Nossa... - Escola - Como saber se... 2 weeks ago · 0 replies · 0 points
É normal, sim, Paty. Ele nunca tinha ficado longe de você. Até estar bem acostumado a isso e mais independente, será assim. Mas a criança chora na entrada, depois que entra passa e fica tudo bem.
Eu acho que educação infantil traz muitos benefícios para a criança, sim. A primeira delas é a socialização.
Sabe que sábado estávamos em um shopping, em um play. Clara ama aquele lugar. Ela brincava em uma piscina de bolinhas e tentava brincar com outra menina que estava lá com a mãe. A menina veio com uma bolona e a Clara tentou jogar com ela. A menina fez um escândalo enorme, como que disputando o brinquedo. A Clara jogava e ela chorava mais. Aí a Clara cansou e devolveu a bola para a menina e foi brincar de outra coisa. A mãe explicou que a menina ainda não ia para a escola e não sabia brincar com as outras crianças. A própria mãe viu muita diferença na Clara. Então, sabe, a escola contrubui, sim, para essa socialização. O Henrique já está com quase três anos, acho que é uma ótima idade.
Entendo seu coração apertado. Eu fiquei esse ano com a troca da professora e por a Clara ter perdido a turma do ano passado, os colegas não são mais os mesmos. Mesmo ela que era super adaptada, até se sentir com amigos de novo, sentiu por alguns dias. Depois passou.
Acho que é isso que falta para o Henrique. Se apegar em ao menos um amigo, aprender a brincar com os colegas. Se sentindo enturmado, ele vai parar de chorar. Mas tem de ter paciência, no começo ele sente insegurança longe de você, porque você é seu porto seguro e lá ainda é o desconhecido.
Enfim, Paty, eu incentivo, porque já passei por isso, mas quero deixar claro que entendo bem seus sentimentos, amiga.
Beijos.

Delete comment
Edit

Paty Fortunato disse... [Responder comentário]

Milka @ Diário da Nossa... - Escola - Como saber se... 2 weeks ago · 0 replies · 0 points
ai paty, agente sofre tanto né amiga?
olha a Luiza já está com 3 meses de escola, e ainda chora até hj, eu não sei mais o que fazer pois me culpo por isso, sei que ela é bem tratada lá, mas as vezes fico tentada a tirá-la da escola.
ainda não me decidi.

beijos e força ai amiga

Delete comment
Edit

Adri @ Diário da Nossa... - Escola - Como saber se... 2 weeks ago · 0 replies · 0 points
Eu tinha escrito um comentário no outro post....não foi??

bj

Delete comment
Edit

Anna Menta @ Diário da Nossa... - Escola - Como saber se... 2 weeks ago · 0 replies · 0 points
Paty, é normal ele chorar sim, e vai acontecer ainda por um tempo, porque, por mais que seja divertido quando está na escola, ele queria que vc estivesse junto. Então, ele vai se esforçar ao máximo para te mostrar isso, da forma que ele melhor sabe: chorando. Mas pode ter certeza que uma vez lá, ele vai começar a perceber o comportamento das outras crianças e logo se adapta. Nas minhas visitas às escolinhas para decidir onde colocar o João, em determinado momento vi um grupo brincando e um menino sozinho, chorando.Perguntei para a tia o que acontecia e ela me explicou que ele estava começando na escola aos 3 aninhos e que nessa fase,a criança sente mais mesmo.Ela me disse que o esperado era que aquela criança apresentasse esse comportamento por 15 dias,1mês ou até mais, mas que isso vai diminuindo dia-a-dia. Se em um dia ele chorao tempo todo,no 2º chora 5 min menos e assim por diante, até o dia em que vai brincar e se divertir. Isso já não acontece quando as crianças vão mais novas... quanto mais novas, mais fácil a adaptação. A educação infantil, embora não obrigatória, é muito importante sim para o processo de alfabetização,pois a criança começa a ter contato com diversas situações diferentes,atividades lúdicas, tem que lidar com o comportamento de outras pessoas e tudo isso influencia no processo de aquisição de linguagem e no processo de adaptação. Por mais difícil que seja (para você principalmente), não desanime, não desista, tenha a certeza de que essa é a melhor escolha. Um dia seu filhote vai te agradecer por isso. E mais... imagina no aniversário, os amiguinhos da escola participando? Vai ser mágico! bjos

Delete comment
Edit

Adriana @ Diário da Nossa... - Escola - Como saber se... 2 weeks ago · 0 replies · 0 points
Oi Paty, olha é claro que é normal ele chorar. Ele é pequeno e ainda não tem total segurança na escola, ai mesmo sabendo que la é legal, ele tem medo que possa ser diferente, que se sinta mal, que não goste, etc e voce não estar lá. E claro, ele sente sua falta. Mas por que ele sentir sua falta é algo ruim? Por que não pode ser algo bom? Uma demnstração de que voces se amam mesmo longe? Um jeito de ficar junto mesmo separados?
Acho que voce esta indo bem apesar das suas aflições, conversando com ele e ajudando a ter mais segurança. De repente voce so precisa incluir um "e eu vou sentir sua falta e quando for te buscar vou encher voce de beijos"
boa sorte, logo logo chega minha vez de colocar a Beca na escolinha e passar pela adaptação ^^

Ele é o bebê que revolucionou o meu viver!!!!

Ele é o bebê que revolucionou o meu viver!!!!