Quando o Amor de duas pessoas não cabe dentro delas, nasce uma nova vida!

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Será q estou fazendo tudo errado?

Olha q anjinho deitado no sofá assistindo tv, é até parece...
Ainda sobre as birras...
Meu filho está tão teimoso, aliás ele é a teimosia em pessoa!
Ele está numa fase tão difícil, não aceita ser contrariado,quando reclamo ele grita, deu tb para me dar língua (isso deve ter aprendido na escola) deu até para me dar tapas, eu revido, mas sei q não é o melhor a fazer, estou tentando o castigo, sentando numa cadeirinha, mas fazê-lo sentar é desgastante. Me dá um cansaço, e me sinto mto impotente, pois não sei contornar a situação.
Minha cunhada, a tia dele Carol, é pedagoga e tem experiências em educação infantil, ela esteve aqui em casa na semana passada e viu a situação (as birras).
Na hora do banho eu tentava tirar a camisa dele e ele insistia (gritando) q quem ia tirar era ele, mais sabia q ele não conseguiria sozinho. Eu tentei tirar e o barraco estava formado, aff!!
Dai a tia Carol q assistia a cena veio falar com ele na maior paciência: "Henrique, sua mãe tira um lado do braço da camisa e vc o outro" Isso pareceu mágica naquele momento, meu filho concordou e fez sem brigar. Como pode??
Carol conversou comigo q não posso bater de frente com ele, se ele briga eu não devo briga mais ainda e sim fazer o contrário. Tipo assim:

Como costuma ser: Para Henrique, seu teimoso!!
Como devo agir: Oh, meu filho é tão bonzinho, ele não vai teimar pq ele é um amor, super obediente.
Ela explicou q não adianta brigar pq isso só vai piorar a situação, o melhor caminho é ter muuuuuita paciência pra contornar a situação.

Tá, entendi. Mais será q consigo agir com tanta calma e paciência? Vou tentar rsrs...

Alguém com mais alguma formula mágica??

16 comentários:

Renata Bonasio disse... [Responder comentário]

è Paty, é dificil mesmo, aqui tenho um birrento tb... às vezes eu tenho paciencia, mas na maioria, a solução é o castigo.

Muita calma nessa hora!!!

ah, dá uma passadinha no meu novo blog: http://sentimentsdesjours.blogspot.com/
Está só no início, ainda tenho muito pra aprimorar;

bjs

Ju do Pinguinho da Mamãe disse... [Responder comentário]

Paty.
Amanhã tb vou falar sobre isto,mas as coisas por aqui tb não andam nada bem. Ontem, aderi a tática de tirar os brinquedos que ela gosta até melhorar o comportamento. Digamos que hoje estava um pouco melhor, mas andei lendo sobre o assunto e sinceramente estou tentando de tudo, sabe... Mas estes comportamentos são muuuito desgastantes.
Bjs e boa sorte para nós.
Ju

Mih Fernandes disse... [Responder comentário]

Se vc descobrir a formula me conta, em breve precisarei... kkkkkk...
Bjus!!!

Bárbara Pata disse... [Responder comentário]

Paty, estamos juntas nessa amiga!
Olha a Baetrzi deu uma melhorada, mas toda semna tem crise de choro com grito....começa por bobeira, ou seja alguma vontade ou capricho que não fiz pra ela. Ela já ficou meia hora chorando, eu saio de perto dela e qdo ela acaba de chorar eu vou e falo com ela calmamente e digo: Viu só enquanto vc chorava eu lavei as louças que vc adora me ajudar(sim ela ama ficar na beira da pia ensaboando as coisas hehe)não brincamos de tinta, nem de bolinha de sabão. Isso foi semana passad Paty, agora qdo ela começa o chororo eu lembro ela disso...é um exemplo tá eu uso a palavra mágica: LEMBRA disso...e daquilo... e tiro coisas que ela gosta...tipo banho de banheira ela ama! Mas temdado trabalho choro e gritos pra não ter que sair, cortei o banho de banheira, já fazem 3 dia que só toma banho de chuveiro... Bate não adianta não viu Paty, eles nem lembram... mas castigo deixar de dar um doce, ou um brinquedo...deixar de assitir um desenho... visitei um blog semana passada com dicas vou ver e volto aqui pra te passar. Coisas como segurar a mão dele qdo ele te bater e dizer pra ele que isso ele não deve fazer nunca com vc! Vi isso lá no blog...mostrar a língua é coisa da escola mesmo a rsrs a beatriz veio com coisas tipo juntar baba e cuspir nas coisas com certeza foi escola hehe...Vamos juntas buscar ajuda amiga pq não é fácil! Paciência muita paciência!bjs

Bárbara Pata disse... [Responder comentário]

achei interessante Paty, bjs

http://maternarconsciente.blogspot.com/2011/05/7-coisas-que-voce-tem-de-saber-sobre.html

Ioly disse... [Responder comentário]

Paty, a Mi também consome boa parte de minha paciência para tomar banho, escovar os dentes, trocar fraldas etc... E não tem jeito tenho que abaixar e conversar com ela numa boa, se me irrito a coisa não anda.
O engraçado é que ela morre de medo de ficar de castigo, sem tv, e nem brinquedos, sentada na poltrona da sala ... rs
boa semana e boa sorte porque sei como é complicado

Adriana disse... [Responder comentário]

Amiga? sua cunhada não é mãe né?? porque quando a gente ainda não é maẽ na teoria é tudo lindo, vai por na prática pra vc ver, hehehehe

Fórmula mágica infelizmente não existe, a gente com o tempo vai aprendendo a agir e lidar com as dificuldades, o que dá certo pra mim pode não dar pra vc (a cadeirinha de pensar por exemplo.) Aqui no caso do banho, eu teria ter deixado ele tirar sozinho, até ele ver que não conseguiria, aí eu explicaria o porque de eu ter tentado tirar a camisa dele.

E no mais, sempre acho que a conversa é a base de tudo. Faça ele perceber o quanto vc fica triste quando ele te desobedece e a alegria de quando ele se comporta.

bj - boa sorte!

Anjinho disse... [Responder comentário]

Amiga, desculpa mimnnha ausencia, mas. aff! vc já sabe da história do pc.
Bom, mas qnt ao seu post, olha, nem posso dizer mta coisa pq vão logo me julgar q é pq eu ñ sou mãe e blá , blá e blá.
Mas, o castigo da cadeirinha, funciona e mto, pois vejo minha cunhada agir com sua filha, e funciona e como, afinal, para uma criança q está na fase entre os 2 e 3 anos e um martírio permancer sentado em um só lugar por 1min q seja, qnt mais 5min.
mas ela consegue, no incio parecia impossível, mas ela foi firme e hj qnd ela fala vá para cadeirinha, a menina vai chorando, mas vai.
Segundo minha cunhada ela aprendeu mta coisa naquele programa da supernany q passa no canal fehcado da gnt, viva dentre outro, eu tbém assisto e é mto legal, tenta, acho q vale a pena, afinal, aprendizado nunca é demais.
Os pais precisam colocar limites nos filhos e principalmente qnd pequenos, pq depois de grande com certeza será bem mais difícil. sei q ñ é tarefa impossível, mas mto difícil.
Seja firme com suas decissões e procure sempre cumprir o q promete, se prometer castigo caso ele ñ obedeça, cumpra, ainda q lhe doa, mas seja firme e vc terá o retorno.
E qnd vc chamar a atenção dele, abaixe-se pra ficar da altura dele e fale firme explicando-o o pq q ele irá para o castigo.
Sempre o avise antes q se ele ñ obedecer irá para o castigo, e qnd as birras ocorrerem, abaixe-se da aultura dele e seja firme, chame a atenção dele, explique q ele irá para o castigo e o coloque até mil vezes caso ele ñ queria ficar, até vencÊ-lo pelo cansaço. mil vezes q ele levaNTAR, VC O COLOCA LÁ DE NOVO.
é uma tarefa árdua, mas se vc for firme em no máximo 3 dias tdo dará certo, só depende de vc.
Minha cunhada tem agido assim e tem dado certo, segundo ela, aprendeu com super nany...rsrsrs
A filhinha dela tem 3 anos de idade e tva com as mesmas maninas do henrique, mas pq isso ocorre, pq eles sabem o poder q tem com as birras, pq normalmente cedemos para vencer os gritos e choros.
Após uns 3 min no castigo, vc o tira e abrace-o e peça para ele pedir-lhe desculpas.
por fvor, ñ me julga dizendo q é pq ñ tenho filhos, mas, vivencio isso com a minha cunhada e sobrinha, aprendemos com a supernany.
bjokas!

Alba Catarina disse... [Responder comentário]

Marco Antonio ta quase igaul...aff amifaaa!!
Só chamndo a Jo frost(supernanny)...kkk

Angi disse... [Responder comentário]

Amiga!
não sei não,hein?
Eu acho que conversaria, e se não rolasse o banco de castigo da super nanny...rs mas tem que ser persistente, ou tomamos um cansaço e desistimos!Ou chama a Tia Carol para fazer mais visitas...já que ela ele escutou!rs
FORÇA, deve ser fase...será?
Vou torcer...
bjs
e boa sorte, e se achar a fórmula mágica me conta...

Mamãe do Matheus disse... [Responder comentário]

Amiga...Não se sinta impotente pq eu já passei por essa fase(e agora tô vivendo outras fases)que vc vai conseguir tirar de letra.
O problema é que não é fácil sempre ter paciência.Tem dias que a gente não tá pra teimosia e acaba sendo mais rude.
Na época que começaram as birras por aqui,eu ia para o banheiro me fechava lá e choravaaaaaaaa...daí depois lavava o rosto e começava a orar pedindo a Deus sabedoria.
Porque vou te dizer não é fácil.
Você vai precisar ter muito pulso e mostrar para o Henrique(atraves de conversas...cadeirinha do pensar...ou até tirando coisas que ele gosta) que vc está sim magoada,triste com o que ele anda fazendo e que se ele não melhorar...vc vai começar a cortar as coisas que ele gosta.
Tem casos,como o do Matheus que as vezes é preciso sim disciplinar com uma palmadinha,pq parece que eles não tem ouvidos e só isso que resolve.
Se tu tentou de um jeito não deu...vai tentando outros...
Eu costumo passar toda a situação para o Papai quando ele chega do trabalho para ele conversar com ele.
Sorte aí nessa fase com Henrique.Mas jamais desanime!
A sementinha da educação que plantamos em nossos filhos ela vai crescendo devagarinho...dia a dia...
Um grande beijo,
Danny e Matheus

Unknown disse... [Responder comentário]

Infelizmente a mágica está em ter paciência. É difícil, tem momentos em que é impossível mas é só o que funciona. Exemplo: dia desses precisei levar as crianças na escola à pé. É perto, mas não muito para crianças pequenas e de manhã cedinho quando a preguiça ainda reina é complicado. Resultado: com a pequena no colo, as outras duas queriam também. Elas são tres, mas a mãe é uma só. Atrasadas para a escola, o jeito foi levar meio de arrasto, chorando, batendo pé, fazendo o maior fiasco no meio da rua. No outro dia, já comecei falando o quanto eu gostava quando elas caminhavam sem pedir colo, como eram mocinhas por caminhar. Pronto. Foram caminhando bem bonitas, conversando, uma beleza.
O difícil mesmo é ter paciência!!!

beijos

Motivo Para Sorrir disse... [Responder comentário]

Buá, buá, buá, amiga estamos no mesmo barco, se vc descobrir a mágica me fala, e se achar um poço bem grande de paciência, me manda um pouco? já me falaram isso que a Carol falou , que quanto mais falamos que eles estão custosos, pior fica, eu tenho que parar de gritar, quando vejo , já mandei o grito, tá difícil, tá difícil, ufa!

Sula

Motivo Para Sorrir disse... [Responder comentário]

E ah outra coisa , colocar de castigo? aí que o caldo entorna, grita e fica tão nervosa que depois que sai do castigo a coisa piora pelo menos por mais umas duas horas. :(

sula

Paty Fortunato disse... [Responder comentário]

Obrigada queridas pelos comentários... vou falar sobre esse post no próximo post.

Beijocas!

Miguel...Presente de Deus disse... [Responder comentário]

Amiga Miguel também está teimoso mas converso muito com ele, as vezes solto uns berros que sei que não adianta mas o sangue sobe e quando vou ver já saiu.rs
Mas oh paciencia é o santo remedio.

Bjinho

Ele é o bebê que revolucionou o meu viver!!!!

Ele é o bebê que revolucionou o meu viver!!!!