Quando o Amor de duas pessoas não cabe dentro delas, nasce uma nova vida!

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Adaptação difícil

Gente tô preocupada com Henrique. Já não tenho tanta certeza se foi uma boa colocá-lo na escolinha agora.
Hj ele chorou mto e disse q não queria ir para escolinha, disse q não gosta, q lá é ruim, fez o maior escândalo. Pediu até socorro para o pai quando levei até o banheiro para tomar banho.
No caminho ele foi calado, mais quando chegamos na frente da escolinha ele me pediu (com aquela cara de peloamordeus) q queria ir pra casa.
Deu uma dor. Corta o coração. Vem uma vontade louca de pegá-lo, sair correndo, tirá-lo daquele sofrimento terrível e levá-lo de volta para o conforto da nossa bolha.

Mtas mães já vivenciaram isso e sabem que não é nada fácil... Primeiro pela expectativa que criamos (eu pelo menos criei , fiquei super ansiosa...) e segundo por tudo que envolve esse momento desde a escolha da escolinha, matrícula,compra do uniforme, material escolar...
Eu curti mto esse momento e envolvi Henrique em tudo. Mas chegada a terça-feira... A hora "H"... O "bicho pegou"...
Eu estava preparada para a reação dele ao entrar num mundo novo... Já que o mundinho dele se resume a nossa casa e as idas a praia,o mercado e a viajens para casa da vó em SSA... Henrique quase não tem contato com outras crianças, já que moramos longe dos nossos familiares, e crianças da idade dele aqui na vizinhança não tem. Isso dificulta muito a socialização dele. faz ele ser mto agarrada comigo e o pai.
Henrique em casa é sapeca e mto brincalhão mas na rua é tímido e demora a se entrosar (isso com crianças da idade dele, pq com adulto ele fica mto a vontade).
Por isso minha expectativa de como seria a reação dele em seu primeiro dia na escolinha ou seja, fora de casa e sem mim...
Pra ser sincera achei que quando ele visse tanta criança junta ficaria feliz... Mas o que aconteceu foi ao contrario...
A ida a escolinha para ele foi empolgante! Dizia pra um e pra outro que "ia estudar!..." Uma graça!...
Mais quando chegou lá, ele se deu conta q iria ficar sem mim começou a chorar.
Nossa gente... essa fase de adaptação na escolinha não vai ser mole não!... Doí em mim e no Henrique a separação. Eu compreendo que para ele isso vai ser ótimo, mas sei que ele não compreende isso e pode ver como uma forma de abandono.

Apesar de toda chantagem emocional dele de casa até a chegada na escolinha, hj foi o dia q ele não chorou quando o deixei com a tia. Isso tudo pq hj a aula começou no parquinho (diferente dos outros dias q as brincadeiras,atividades... eram na sala de aula e o parquinho ficava por último).
As professoras perceberam meu estado emocional abalado, super preocupada e cheias de dúvidas e ficou de marcar uma reunião comigo para me explicar sobre esse período de adaptação. Está sendo mto difícil pra mim e pra ele.

Agora elas dizeram q hj foi o primeiro dia q ele se entrosou com a turminha, fez tarefinhas e não chorou (só um pouco quando saiu do parquinho). Diferentes dos outros dias q ele não queria participar de nada (exceto no parquinho) e só falava: cadê minha mãe? Quero ir pra minha casa! Mais tb q o choro é só quando deixo ele lá, mais logo em seguida ele para de chorar (acho q se conforma).
Elas me dizeram q isso é mto normal, q vai ser fácil ele se adaptar pq ele é um menino mto tranquilo, comunicativo e falar tudo bem explicado. Um fofo! Resumiram rsrs...
Ai gente o q vcs acham?? É assim mesmo?? Esse comportamento é mesmo normal e logo ele vai se adaptar???

4 comentários:

Paty Fortunato disse... [Responder comentário]

Josiane @ Diário da Nossa... - Adaptaçã... 2 weeks ago · 0 replies · 0 points
Ola estou conhecendo o blog agora e achei bem legal tenho um bebe de 8 meses e gostaria de participar da promoção da pampers

bjs

Delete comment
Edit

Patricia @ Diário da Nossa... - Adaptaçã... 2 weeks ago · 0 replies · 0 points
Paty é normalissimo, vc vai ver em pouco tempo ele vai amar a escola e quando não tiver aula ele vai até sentir falta. Foi assim com o João, que até doentinho com falta de ar, sentou no sofá e enquanto eu o arrumava para ir ao hospital ele perguntou se tinha escola!!Deu um aperto no coração, até doente ele pedia pra ir a escolinha.Quem sofre mesmo é a gente, que se apega tanto a estes pequenos ,a nossa adaptação é mais demorada!!Boa sorte!!bjs

Delete comment
Edit

Chris Ferreira @ Diário da Nossa... - Adaptaçã... 3 weeks ago · 0 replies · 0 points
Oi Paty,
sei bem como é isso. Dói o coração de mãe mesmo. Mas é normal, a maioria das crianças passa por isso. A Adaptação demora mesmo. Mesmo quando parecem adaptados podem ter recaídas depois de um final de semana, depois de um feriado, etc...
Aguenta firme! Vai dar tudo certo. Tem que ficar a tenta, conversar com a professora, etc... Assim como você tá fazendo. Viu ele já está começando a se enturmar. Ele vai gostar de brincar com outras crianças, fazer os trabalhinhos. Você vai ver.

Ah, O blog está com layout novo e a sua opinião é muito importante para mim. Se puder, dê uma passadinha por lá e me diga o que achou, tá? Sugestões são super bem aceitas.
beijos
Chris http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Delete comment
Edit

Cris Rosa @ Diário da Nossa... - Adaptaçã... 3 weeks ago · 0 replies · 0 points
Paty! Que dor! A minha Jú tem 1 ano e nove meses quando começou ir pra escolinha neste ano, depois de 2 meses ela ainda chora quando chega na porta da escolinha, mas saiba que lá ela fica tão bém que até deixa as "tias" fazerem rabico no seu cabelo, comigo não! Veja só!
Chega até bater um ciuminho da parte da mamãe aqui!rsrsrs
Aguenta firme e mostre firmeza e segurança, você tem que ser firme e assertiva!
Você consegue!
Bjkas

Paty Fortunato disse... [Responder comentário]

Anna Menta @ Diário da Nossa... - Adaptaçã... 3 weeks ago · 0 replies · 0 points
Paty, fica tranquila, é assim mesmo. Quanto mais novinha a criança vai pra escolinha, mais fácil a adaptação dela (e mais difícil a dos pais), por isso fizemos a opção de colocar o João ainda bebê na escolinha (ele começa 2ª, aliás). Pelo que observo, os bebês sentem um pouquinho na hora que chegam, mas logo esquecem. E como crescem nesse ambiente, se acostumam, faz parte da vida deles e ninguém sofre. Já as crianças mais velhas, a partir de 1 ano (pelo que tenho estudado), sentem um pouco mais essa fase, pois a lembrança delas é mais apurada, elas já possuem outras experiências com os pais, das quais se lembram e ficar sem os pais na escolinha é um pouco mais dolorido. Mas como eu disse, é uma fase, vale muito a pena vc dar uma insistida. Vai doer mais em você do que nele, pode apostar,porque logo ele se adapta e vai feliz e contente, já você, vai ficar com a recordação desses primeiros dias por mais tempo e por conta disso, vai sempre ficar com aquela dorzinha no coração. Mas pense nos amigos que seu filho vai ter, nas brincadeiras que em casa, você não pode proporcionar, nas experiências únicas que ele vai vivenciar, no enorme desenvolvimento psico-social que ele vai ter. Vai valer a pena, pode apostar. bjos

Delete comment
Edit

Bruna @ Diário da Nossa... - Adaptaçã... 3 weeks ago · 0 replies · 0 points
Oi AMIGA, E DIFICIL A SUA SITUAçÃO, COMIGO FOI DIFERENTE ALICIA FAZIA ESCANDALOS QUANDO IA BUSCA-LA. ELA ESPERNIAVA DIZENDO. Ñ VOU QUAERO FICA, VAI VC EMBORA KKKKKKKKKKKKKK ERA TODOS OS DIAS ISSO. QUANDO IA BUSCA-LA ELA COMEçAVA O SHOW. AGORA ELA MELHOROU VEM JA AO MEU ENCONTRO QUANDO VOU BUSCA-LA. ELA ADORA IA PRA ESCOLINHA.VC Ñ PODE FICAR COM ELE NA ESCOLINHA NEM SE FOR POR UNS 30 MINUTINHOS? SO PRA PASSAR MAIS SEGURANçA PRA ELE. DESEJO BOA SORTE. BJS

Delete comment
Edit

Ioly donadoverdades @ Diário da Nossa... - Adaptaçã... 3 weeks ago · 0 replies · 0 points
Amiga vai dar certo, ainda não chegou o meudia, mas sei que essa dor existe na hora da separação.
Vai passar, tudo passa nesta vida, não é verdade?
bjk

Paty Fortunato disse... [Responder comentário]

selma pereira @ Diário da Nossa... - Adaptaçã... 3 weeks ago · 0 replies · 0 points
Oi Paty...também acho normal e acontece com a maioria das crianças, os primeiros dias eles passam por muitas mudanças e claro acabam sentindo. Agora você têm que está tranquila para passar a segurança que ele precisa, pois se ficar preocupada e ele perceber, ai é que não vai querer ficar lá mesmo.

Converse, explique e quando ele chegar em casa pergunte tudo e elogie as tarefas, etc. Com certeza ele vai sentir confiança e logo ficará tudo bem.

Bjs.
Selma

Delete comment
Edit

Micheli @ Diário da Nossa... - Adaptaçã... 3 weeks ago · 0 replies · 0 points
É super normal, Paty. Até porque ele não estava acostumado a ficar com outras crianças e principalmente sem você. Quanto mais tarde ele entrasse na escola desse modo, mais difícil seria a adaptação.
A criança sente a insegurança da mãe. E isso reflete ainda mais no comportamento dele. Digo pelo que eu já vi acontecer. Então, se confia na escola, passe segurança a ele.
Normalmente a escola da Clara diz que leva 15 dias adaptação de alunos novos. Mas pode levar até um mês.
Quanto ele se sentir entrosado com os amiguinhos, não terá mais esse receio de ficar. Será bom ele aprender a fazer amizades e se soltar mais.
Claro que se depois de duas semanas ainda parecer muito traumático para ele, aí seria de sentar com ele e com as professoras e avaliar se vale a pena agora.
Eu acho que vale conversar com ele e ter um pouco de paciência, sim.
No primeiro mês na escola da Clara ouve muitos choros de crianças e isso foi passando com o tempo, hoje nenhuma criança chora mais, todos super adaptados.
Beijos.

Delete comment
Edit

Paty Fortunato disse... [Responder comentário]

@babipata @ Diário da Nossa... - Adaptaçã... 3 weeks ago · 0 replies · 0 points
Paty, a Beatriz agora depois de 1 mes na escolinha resolveu ficara chorsinha na hora de ir...mas no caso do Henrique, na minha opinião acho que voce tem que respeitar a sua intuição de mãe. Sabe espere mais uns dias quem sabe não será 1 mes deadaptaçã? tem umaamiga blogueira que tem gemeos, ela relatou no blog dela que os filhos frequentaram a recepção da escolinha se não me engano por 40 dias, já pensou?rsrs
Já tenho uma amiga da cidade que eu morava que o filho pegou trauma só de passar perto da rua da escolinha. Qualquer coisa amiga se vc sentir deixe pra tentar mais pra frente e quem sabe até em outra escola, cada criança tem seu tempo pra todas as fases da vida, desfralde, desmame, escolinha, etc etc. Eu pensei que a Beatriz só ia pra escola depois dos 4 anos hehehe em compensação estou na lida aqui com o desfralde, é que penso: cada criança tem seu tempo e cada mãe tb. bjs amiga qq me chame no msn pra gente falar mais. bjs e ótimo final de semana!

Delete comment
Edit

Adriana @ Diário da Nossa... - Adaptaçã... 3 weeks ago · 0 replies · 0 points
Oi Flor! olha, não sei se te tranquiliza, mas para mim esse seu post não é novidade. Não pela Giulia, porque, coitada, com 5 meses nem entendia nada então não deu chororô pra ir pra escolinha. Mas falo como funcionária de uma escola há mais de 10 anos. Nessa idade, com crianças que nunca frequentaram a escola, isso é super comum, o incomum seria se ele não chorasse. Aqui na escola eu vejo cada cena que as vezes eu até choro de dó das crianças, mas sabe...geralmente é o tempo da mãe chegar no portão e as crianças já estão brincando, umas ainda choram mais um tempinho, mas creia que as professoras e equipe pedagógica sabem lidar com isso direitinho. Olha, estou te falando isso baseada no seu relato, de que é uma excelente escola a do Henrique viu?
Algumas crianças podem levar até 4 meses para se adaptar completamente, outras em poucos dias.....então, ou os pais tem persistência ou tiram da escola, o que na minha opinião é só para retardar o processo.
Converse sim com a pedagoga e tire todas as suas dúvidas, e, uma dica....faça uma "visita surpresa" na escola, por exemplo, vc disse que ia pegar o Henrique ao meio dia, por exemplo, chegue uma hora mais cedo, só para ver como andam as coisas sem as profes estarem preparadas para a sua chegada.

beijão e boa sorte nessa etapa, fique firme que vcs vão vencer!

Ele é o bebê que revolucionou o meu viver!!!!

Ele é o bebê que revolucionou o meu viver!!!!