Quando o Amor de duas pessoas não cabe dentro delas, nasce uma nova vida!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Mingau,mingau e mingau!

"Come só um pedacinho! Olha, se você comer o arroz, a mamãe lhe dá um pirulito! Se não comer tudo, não vai brincar!" É mais ou menos isso todos os dias.
Realmente não sei o q acontece, meu filho antes de completar 1 ano comia super bem, mais depois do seu primeiro aniversário começou os problemas com a alimentação.
A alguns meses,fiz um post aqui reclamando q meu filho não come bem. Mtas mamães vieram
me dá dicas e outras até broca dizendo q a culpa era minha, pode até ser.
Depois de umas mudanças q fiz por aqui e ele começou a comer melhorzinho. Levei ele para fazer exames de sangue,fezes,urina... e deu tudo ok! Só ferro baixo, daí a PE passou duas vitaminas para eles: Clusivol e o Noripurum durantes 6 meses.
Mais agora ele voltou a não comer bem, todos os dias na hora do almoço é uma briga danada, ele não aceita nenhum acompanhamento: feijão,arroz,macarrão,verduras...nada! Nem uma colherinha, agora está pior do q antes, ele só aceita carne,frango ou peixe puro.
O negócio dele sempre foi mingau, adoraaaaaaaaaaaaaa...toma todos, mucilon, maisena,cremogema,sustagem,faria lácta...tudo q leva leite ele gosta.
Algumas mamães acham q por mais fácil fazer o mingau eu tenho preguiça de cozinhar (já me dizessam isso acreditam?) Mais não é verdade, meu marido sabe disso, faço comida todos os dias, sempre variando o cardápio, mtas vezes corro pra net e faço aquelas receitinhas maravilhosas achando q meu filho vai adorar, mais q nada, ele é um chato pra comer mesmo.
A PE disse q é para eu deixar ele com fome, q na hora q ele sentir fome ele vai comer!
Eu sigo todas as orientações da PE praticamente a risca.
Nessa último sábado, Henrique tomou o mingau por volta das 8:00hs da manhã, depois disso não ofereci mais nada,só água (costumo fazer assim para ele ter fome, recomendações da PE) ofereci o almoço por volta das 12:30hs ele não quis, e disse q queria dormir, deixei ele dormir, acreditando q iria acordar varado de fome, e lá para as 15:00hs ele acordou, ofereci o almoço,ele não quis,ainda chorou mto pedindo mingau, mais insistir no almoço,disse não tinha mingau só comidinha, ele se conformou e parou de chorar, mais não quis comer mesmo. Fiquei super preocupada, pois ele só tinha tomado uma mamadeira de manhã e mais nada.
Então liguei para PE e contei toda a situação, ele perguntou o q ele gostava de comer,se comia biscoitos rechedos,esses golouzeimas, disse a ela q não, ele nem liga pra nada disso, temos um mercado como todas já sabem, e a prateleira de doces e biscoitos passa despercebido pra ele, dessas golouzeimas, ele gosta mesmo é de salgadinho e pirulito, mais tb estou cortando.Ela perguntou tb se não tinha possibilidade dele comer perto de outra criança, desse jeito talvez ele comesse,mais não tenho visinhos com crianças por perto.
Então ele me disse q podia dá o mingau pra ele, pois já tinha mto tempo q ele não tinha comido nada, disse tb q ele é mto novinho ainda, q estou fazendo certinho,mais se ele não quiser a comida q desse o mingau e q aos poucos vamos tentando reverter essa situação, tipo ir empurando mais pra frente.
Meia hora depois ela me ligou,e perguntou se tinha tirado a mamadeira dele, disse e não. Então ela disse q esse pode ser um dos problemas, e recomendou trocar pelo copo, desse jeito ele deixaria mais o mingau e facilitava a aceitação dos alimentos.
Ontém ele só comeu a carne na hora do almoço e suco de laranja, pra janta, fiz uma sopinha de feijão,receita tirada da net, ficou mto bom, mais Henrique não quis nem provar, fez o maior escândalo quando disse q se não comer não ia para mercado, não tinha mais pirulito, tudo q ele gostava. Mais ele foi firme, disse q não queria e ficou pedindo o mingau o tempo todo. Eu mais firme ainda não dei, deixei ele sem comer (com coração partido) até 20:00hs e depois desse horário dei o sustagem pra ele. Que tomou cheio de fome, tadinho.
Realmente não sei o q fazer, estou meio perdida...faço de tudo para q ele se alimente bem, não me importo q ele suje a casa toda, deixo o prato a vontade com ele, e sempre deixo pra comer junto com ele, deixo ele mexer no meu prato, mais nada adianta. Estou uma pilha de nervos.

Me desculpe meninas pelo post ENORME, mais precisava desabafar.

3 comentários:

Paty Fortunato disse... [Responder comentário]

@babipata @ Diário da Nossa... - Mingau,mingau e mingau! 26 weeks ago · 0 replies · 0 points
Paty, não fique se culpandonão...não deixe algumas pessoas te acusar, eu sei o qto vc tenta, disse que adora pilotar ofogão e fazer comidas diferentes.
Não sou médica, mas sabe a Beatriz diminuiu demais a qtde de papa no almoço e janta, tá uma chata! eu choro de nervoso,mas fço de tudo pra ela não ver, desabafo com o marido hehe Ele diz: a beatriz come qualidade não quantidade. Entende, se ele não está perdendo peso, vai insistindo mudando o tempero, dá garfo, colher grande, pequena, tem dia que a beatriz dá na minha boca e depois ela diz agora é pra Beatriz...e assim ela come lá umas 3 míseras colherinhas... hoje mesmo fiz uns bolinhos de legumes fritos....ela ficou toda empolgada, e eu mais ainda, comeu 1(UM) e parou...eu chorei menina hehehe, dai ela comeu um pouco de arroz e feijão e abóbora...Que bom que ele gosta de carne a Beatriz é ruim pra carnes... bjss

Delete comment
Edit

Micheli @ Diário da Nossa... - Mingau,mingau e mingau! 26 weeks ago · 0 replies · 0 points
Será que não tem nada incomodando ele, Paty? Tipo dente saindo ou algo assim?
Quando a Clara começa a implicar com aliementos que ela gosta, tipo arroz e feijão, dou um tempo por uns dias. Aí ela sente falta. Quando algo não vai bem e ela recusa comida que gosta por outro motivo, dou uma "enganada" no prato com um pouco de farofa junto ou batata palha (pouco mesmo, só para enfeitar), pois isso faz ela ficar mais animadinha para comer um pouco. Ou faço o que ela mais gosta. Teve um dia que estava doente e só queria ovo, então dei só ovo. Mas olha, ela come bem (não grandes quantidades, mas come de tudo), mas como toda criança tem dia que não está tão a fim. E eu deixo, fazer o quê. Não abro mão dos líquidos, mas evito substituir refeição por leite. Por não acostumá-la assim ela não pede isso ou sobremesa em troca, entende? Tenta ir tirando esse hábito do leite ao máximo, amiga. Sei que não é fácil e entendo seu lado de não querer deixá-lo sem comer. Mas mais para a frente vai valer a pena....
Quanto a mamadeira, acho, sim, que seu PE tem razão, acho que ela interfere, sim. Talvez seja aí o jeito de tirar esse hábito dele de querer trocar comida por leite.
Tenta mudar o cardápio de novo, achar algo que ele goste além das carnes, aí você explora isso... A Clara não curtia macarrão quando era menor, mas era porque não gostava do molho de tomate e até eu descobrir isso foi um tempo. Quando provou molho branco amou. Hoje come qualquer molho que eu fizer, mas essas coisas são aos poucos mesmo.
Beijos!

Delete comment
Edit

Renata @ Diário da Nossa... - Mingau,mingau e mingau! 26 weeks ago · 0 replies · 0 points
Paty, eu te entendo perfeitamente, pois já passei por isso qdo Matheus era mais novo. graças a Deus agora ele come bem, apesar de pouca quantidade, mas sei q isso é dele, e não forço para ele comer um prato lotado. Eu não cozinho mesmo, não tenho tempo e nem quero ser escrava do fogão e não tenho ninguém pra fazer isso por mim. Eu opto por comprar papinhas e comidinhas caseiras prontas, congeladas, e ele adora!!! Não sei se aí na sua cidade ou próximo tem esse tipo de serviço, vc pode tentar ver. E o Matheus, ao contrário, ODEIA mingau!! Já tentei dar várias vezes e ele experimenta e cospe td!! kkkk
No mais, é preciso ter paciência mesmo, e ir vendo as alternativas... bjos e boa sorte com o bonitão

Paty Fortunato disse... [Responder comentário]

Ai amiga, eu sei o que você está sentindo. Já passei muitas vezes por essa situação, mas agora graças a Deus Felipe tá comendo super bem, sem contar que ele sempre gostou muito de frutas e verduras. Mas eu fiquei com uma dúvida, o Henrique toma o mingau na mamadeira?

Bjinhos

Delete comment
Edit

Milka @ Diário da Nossa... - Mingau,mingau e mingau! 26 weeks ago · 0 replies · 0 points
Ai Paty eu tbem estou na mesma situação, não sei o que fazer!!!
beijus pra vcs

Delete comment
Edit

adriana @ Diário da Nossa... - Mingau,mingau e mingau! 26 weeks ago · 0 replies · 0 points
Linda, o que falaram é verdade, tem criança que faz isso mesmo, chega numa fase de não querer comer. A gente faz o que da, né? Continua do jeito que esta fazendo, pergunta pra PE se não da pra incluir coisas mais vitaminadas, tipo suco ADES que é de soja, por exemplo, coisas assim. VAi oferecendo, vendo o que ele aceita, e insiste nisso. Da todo dia mesmo e inclui uma coisa a mais. Tipo, no almoço, tenta incluir um pure de batata, por exemplo.

E conversa com ele. MEsmo. COnversa com ele, pergunta, deixa ele tentar te esplicar por que não quer comer, argumente com ele, explique. Deixe ele se sentir seguro e entender que ele pode ter sim opinião e individualidade mas que o que voce esta querendo é pra saude dele, etc. Mesmo que isso não ajude a curto prazo, a longo prazo garanto que tera otimos resultados!

Delete comment
Edit

thais scavassa @ Diário da Nossa... - Mingau,mingau e mingau! 26 weeks ago · 0 replies · 0 points
Oii paty, dudu ta completando 1 ano e sempre foi bom de boca, dai depois de infcçao de ouvido ele simplesmente passou a comer mal, aqui o que anda resolvendo sao comidas mais faceis de comer, nao voltei a dar sopas bem batidas, mais faço um pure bem mole com varios legumes e vegetais, nele msituro um pouco de arroz, um pouco de caldinho de feijao e a carne ou frango, e tem funcionado.
Voce ja pensou na possibilidade de fazer uma comida mais pastosa e misturar de tudo, dai inventa que é um novo mingau, quem sabe ele nao come, e ai voce vai colocando mais pedaços aos poucos.
Faz uma tentativa com polenta e frango desfiado, ou creme de milho, uma dica que eu tenho é cozinhar o peito de frango e depois bater so ele no liquidificador, fica um desfiado finissimo, e ele vai comer sem perceber, fora que da menos trabalho do que passar horas desfiando.
Espero ajudar.
Bjus

Paty Fortunato disse... [Responder comentário]

@carllatavares @ Diário da Nossa... - Mingau,mingau e mingau! 26 weeks ago · 0 replies · 0 points
Amiga essa é uma situação dificil mesmo,deve dar uma aflição mesmo não ver ele se alimentando.
Mas oh, acho que a culpa não é sua,tem crianças que passam por essa fase mesmo.
E acho também que a questão da mamadeira não influencia muito,o Miguel usa copo já faz tempo,mas a noite as vezes dou a mamadeira quando ele pede e ele come bem a comida,mas também só dou a noite e quando ele pede,quando ele acorda de manhã ele come pão ou biscoito com café com leite.
Você está agindo super certo,variando bem o cardapio,mas tem crianças que passam por essa fase mesmo,pra desespero da mãe.
Mas se Deus quizer logo passa.

Bjoca em vcs

Carla e Miguel

Delete comment
Edit

Adriana @ Diário da Nossa... - Mingau,mingau e mingau! 26 weeks ago · 0 replies · 0 points
Oi flor! primeiro se acalme, quem disse que a culpa é sua não sabe nada de nada sobre crianças e suas fases de desenvolvimento. E comum as crianças mudarem o gosto pela alimentação nessa fase, foi assim com a Giulia. Sempre tive uma bebê que comia de tudo e muito, passou por uma fase de rejeição de alimentos (verduras e legumes) depois decidiu que não queria comer nada mesmo, parecia que vivia de vento e agora voltou a comer muito bem, mas o trivial, arroz, feijão e carne, nada de frutas legumes e menos ainda verduras. Paciência né flor? o jeito é esperar essa fase passar, como o pediatra disse, com toda a razão, tendo comida em casa de fome eles não morrem!!! Acho que vc está de parabéns porque está fazendo tudo certo, variando o cardápio, fazendo comidinha gostosa, deixando ele comer da maneira que se sinta mais confortável...o jeito agora é esperar o lindinho se apetecer com a sua comida.

Ah! o conselho do peditra de comer com outra criança por perto da super certo, na escolinha Giulia come coisas que até Deus duvida! hehehehe

beijão

Delete comment
Edit

Fabiana @ Diário da Nossa... - Mingau,mingau e mingau! 26 weeks ago · 0 replies · 0 points
Nossa, amiga que situação....
Sabe, que a dica dele comer com outras crianças acredito que daria certo sim! A minha sobrinha não comia comida de 1 aninho até completar 2 anos, ai foi qdo entrou na escolinha (aos 2 anos), e então na companhia das outras crianças passou a comer, no inicio ela só comia na escola, depois passou a comer em casa, de tudo, inclusive frutas, legumes e verduras que não comia passou a comer e muito bem....vc já pensou em coloca-lo na escolinha? Acredito que daria certo....de qualquer forma amiga linda, não fique nervosa, tenta se controlar, pq se ele perceber o seu stress ai sim ficará pior ainda a situação....bjos minha linda!

Delete comment
Edit

Anjinho @ Diário da Nossa... - Mingau,mingau e mingau! 26 weeks ago · 0 replies · 0 points
Ai amiga realmente é mto difícil mesmo, nossa!
Agora uma coisa é verdade, Henrique já era pra está tomando o gagau e o suco dele no copo há tempos, pois esse acessório além de ñ fzer bem pra dentição dele, atrapalha na aceitação dos alimentos.
Agora é ter paciencia e ir introduzindo tdo aos poucos mesmo.
Vc já tentou ir comendo e dando umas colheradas do seu próprio pra to pra ele? Acho q sim né?Q pergunta boba a minha. Realmente se vc tomou todas as iniciativas q citou, então o geito é ir arrastando com a barriga mesmo, tenho uma sobrinha q tem 10 anos e é assim até hj, uma novela pra comer, a mãe nem tem paciência, q dá a alimentação dela até hj é o pai, pq minha cunhada pega logo o cinto e coloca do lado, pq só assim ela come. Só q minha sobrinha tem 10 anos...lógico....desde bbzinha q é essa novela pra comer.Tira os pirulitos e salgadinhos miga, tira total, sei q ñ é fácil, maasss!
Bjokas e espero q o Henrique passe a comer, pq realmente ver nosso bb com fome num é nda fácil, tadinho ficou mais de 5 horas cum fominha..........ain!
Bom dia!

Ele é o bebê que revolucionou o meu viver!!!!

Ele é o bebê que revolucionou o meu viver!!!!